Terça, 21 de Janeiro de 2014

Crematório de Paranhos, poderá estar pronto dentro de 1 ano

O projecto do Tanatório da Freguesia, apresentado no último mandato, foi reformulado e será transformado, por questões orçamentais, num crematório. Na pratica, a diferença está nas zonas destinadas aos serviços associados (capelas de velação, florista, marmorista e secretaria) que não irão avançar.
O motivo principal para esta decisão do Executivo da Junta é meramente financeiro, uma vez que a Junta não dispõe, de imediato, da verba suficiente e necessária para a construção do complexo funerário. Assim, e segundo o presidente da Junta, Alberto Machado “será construído o crematório, que é a peça fundamental de complemento ao nosso cemitério, uma vez que há uma procura cada vez maior das cremações e o único crematório do Porto não consegue responder a todos os pedidos. Às vezes espera-se mais de uma semana", explicou o Presidente, "por isso, decidimos avançar desde já com a reformulação do projecto inicial, tornando-o exequível, no imediato, às finanças da Junta de Freguesia", acrescentou. "Aguardamos apenas o parecer prévio da Câmara do Porto para, a partir daí, darmos início à obra. Tencionamos começar ainda este ano”.
O crematório ficará num terreno da Junta, ao lado do cemitério de Paranhos, na esquina entre as ruas Dr. Manuel Pereira da Silva e Dr. Roberto Frias. O investimento de 250 mil euros será suportado integralmente pelas finanças da Freguesia.
O Presidente da Junta, Alberto Machado relembra que no futuro, poderão ser construídos os outros edifícios que darão complementaridade ao crematório. Para essa obra a Junta de Freguesia necessitaria de mais 300 mil euros, os quais não dispõe no momento.