Quarta, 14 de Abril de 2021

Censo 2021 em Paranhos

Censo 2021 em Paranhos

Desde o dia 5 de abril, que arrancaram na Freguesia de Paranhos os Censos 2021. Esta iniciativa irá desenrolar-se até maio e contamos consigo.

O que são os Censos?
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico nacional, através de uma recolha de diversas informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos.

Como são realizados os Censos 2021?
Os Censos 2021 serão executados através de um inquérito exaustivo envolvendo todas as pessoas e alojamentos do país. A recolha através da internet possibilita ainda uma abordagem de resposta mais simples e cómoda para os cidadãos.

Qual o objetivo dos Censos?
O objetivo central de um recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caraterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados.

Quem realiza os Censos 2021?
Os Censos 2021 são preparados e realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em colaboração com as Juntas de Freguesia, através de recenseadores, devidamente identificados com cartão dos Censos e colete amarelo, e que irão seguir todos os protocolos de segurança da DGS.

Quais as fases dos Censos 2021?
A partir de 5 de abril – Os recenseadores validam todos os edifícios e alojamentos existentes na Freguesia de Paranhos e distribuem nas caixas de correio as cartas-código de acesso, pessoais e intransmissíveis, para a resposta através da internet ao inquérito dos Censos 2021.

A partir de 19 de abril – Início da resposta pela internet ao Censos 2021, em https://censos2021.ine.pt/, preferencialmente até 3 de maio de 2021.
A resposta pode ser através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet. Para responder pela internet, basta digitar o código e a password indicados na cartas-código que recebeu na caixa de correio. Depois de responder às questões colocadas, selecione “Entregar”.

Caso, até dia 19 de abril, não tenha recebido os códigos ou os mesmos tenham sido extraviados, os recenseadores entrarão em contacto com todos os alojamentos que não tenham efetuado a sua resposta através da internet. Se não possui computador ou internet, os recenseadores podem ajudá-lo a preencher o inquérito. Todos os dados serão tratados com confidencialidade.

Todas as informações sobre os Censos 2021 estão disponíveis no website – www.censos.ine.pt – ou poderão ser esclarecidas através do endereço eletrónico: censos2021@ine.pt
Qualquer dúvida pode ainda entrar em contacto com a Junta de Freguesia de Paranhos, através do 225 020 046 ou geral@jfparanhos.pt

Os Censos são fundamentais para a estratégia do país e a sua resposta é obrigatória.

Fique atento à sua caixa de correio e guarde a sua carta-código.
Contamos todos. Contamos com todos.