O Presidente
Bem vindo ao
site da Junta de
Freguesia de
Paranhos.
A mensagem
Agenda

Dezembro 2014
D S T Q Q S S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
A FreguesiaA AutarquiaOs ServiçosContactos
A FreguesiaHistória
História  
Info Censos
Mobilidade
A Visitar
Mapa
Instituições

Vida de Paranhos

Documentos
Costumes e Tradições

Festas e Romarias


A primeira festa de que há registo, data do século XVIII e acontecia anualmente no mês de julho em honra do Senhor da Cruz das Regateiras.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição também chegou a ser celebrada em Paranhos, no dia 8 de dezembro, com uma procissão da qual participavam os membros da Junta de Freguesia. Em janeiro festejava-se o Senhor Jesus.
A festa de Corpus Christi, da qual há registos a partir de 1845, consistia numa missa sagrada acompanhada com orgão, cânticos, comunhão, consagração e benção do Santíssimo Sacramento. Da Igreja Paroquial saía uma procissão até ao Campo Lindo.
Em 1877 realizou-se pela última vez a festa em honra de Nossa Senhora do Parto.

 

Durante muito anos realizava-se também a Procissão do Viático, com a finalidade de visitar os entrevados. A procissão passava pelo lugar de Aval de Cima, Viela do Covelo (atual Rua de Bolama), Rua da Rainha( Atual Antero de Quental) e Vale Formoso.
Até finais do século XIX festejou-se também o Senhor dos Passos e a Senhora da Soledade.

 

Contudo, e desde o século XIX, que a festa mais importante e que maior visibilidade dá à freguesia, é sem dúvida, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde.
É nas imediações da Capela de Nossa Senhora da Saúde que se realiza a romaria da Senhora da Saúde, no Largo do Campo Lindo. Em tempos antigos, era também neste Largo que se fazia o sermão do Encontro, de uma procissão tradicional da freguesia.
“No dia da festa da Senhora da Saúde pintavam-se e caiavam-se as casas e estreava-se fato, chapéu e sapatos.”- In Hélder Pacheco, “Porto”.
Ainda hoje, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde atraem milhares de visitantes de toda a região norte, a licença que autoriza a realização desta grandiosa festa, data do ano de 1887, ano em que adquiriram a categoria de Festas da Cidade, dada a importância que assumiam na altura.
Antigamente os festejos duravam oito dias, com arraial que durava até de madrugada. Esta era a festa mais concorrida, que desde sempre atraiu muitos forasteiros à freguesia, não só da cidade, mas de outras terras das redondezas.

 

Da Capela de Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Capela do Amial, ainda hoje sai uma procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima.
É na Festa em Honra do Sagrado Coração de Jesus que os meninos e meninas fazem a Profissão de Fé.

(...)
Ver mais [+]

Doces de Paranhos


 
Ingredientes:
Farinha: 2Kg
Açúcar: 500g
Manteiga: 250g
Ovos: 8
Leite: 2 dl
Fermento de Padeiro: 50g
Raspa de limão
Canela: qb
Erva-doce: qb
Açafrão: qb
Sal
Juntam-se todos os ingredientes secos e a raspa de limão num recipiente. Quando os ingredientes formarem uma massa homogénea, faz-se um buraco no centro onde se desfaz o fermento de padeiro com um pouco de água tépida, adicionando o açafrão e o leite. Volta-se a juntar e misturar todos os ingredientes, adicionando aos poucos os ovos batidos, amassando-se muito bem. Aguarda-se que a massa levede. Quando a massa levedar fazem-se bolinhos e leva-se ao forno que já deve estar bem quente. Quando estiverem cozidos, deixa-se arrefecer e envolvem-se na calda de açúcar. A calda de açúcar deve ser feita em lume brando.
Estes doces eram vendidos pela cidade, pelas doceiras de Paranhos no início do século XX. Eram em tempos os doces mais populares da cidade e eram oferecidos como presente às pessoas que não podiam ir assistir às festas de Paranhos. Estavam presentes em qualquer romaria ou festa que houvesse entre o Minho e o Douro do País.

 
Outra das iguarias que se podia encontrar nas Festas de Paranhos eram as espetadas de porco. A carne era espetada em pauzinhos de salgueiro ou de loureiro e frias à vista dos forasteiros. A última vez que se viu este petisco foi na Feira de S. Miguel.
 
A matança do porco era outro acontecimento que em Paranhos dava origem a muita alegria e festa, sobretudo nos meses de Dezembro e Janeiro, bem como as desfolhadas, que juntavam gentes das diferentes casas de lavoura nos meses de Verão.

Os Festejos de S. João também se realizavam, faziam-se arraiais nos diferentes lugares que compunham a freguesia, havia fogueiras, música e bailarico. “ De Paranhos eram conhecidas as rusgas que desciam ao centro do Porto, na noite de S. João., bem como uma das mais famosas cascatas da cidade, com movimento, que se fazia na Rua da Azenha. - In Heleder Pacheco, ” Porto.
Lembrarmos esta freguesia, o seu passado e as suas tradições, pode ainda hoje ser espelhado através do Rancho Folclórico de Paranhos que, obedecendo aos seus objetivos, desde sempre tem primado pela autenticidade e qualidade do seu trabalho.
“Os componentes são os habituais nas romarias de feição rural: atos religiosos, iluminações, barracas de comes-e-bebes, as vendas mais diversas, fogos de artifício, Zés Pereiras, bandas de música, carrosséis, etc. Era romaria de tradições gastronómicas: havia os doces de Paranhos, que se comiam no local e levavam, ritualmente, para casa, os tremoços de Paranhos, grandes e saborosos, as espetadas, em paus de louro, fritas ali mesmo com gordura negra cuja fórmula ninguém conservou…” - In Hélder Pacheco, “Tradições Populares do Porto”, Editorial Presença, 1985.

 

(...)
Ver mais [+]

A venda de tremoços


Paranhos era também conhecida como terra de tremoços. De Paranhos, chegavam os maiores e mais saborosos de toda a região. Não havia romaria onde as tremoceiras, não estivessem presentes.

Foto: Rancho Folclórico de Paranhos

(...)
Ver mais [+]
Pesquisar

Actividades Permanentes
Dança Social
A dança social, a cargo do Club de Dança de Salão do Porto, em parceria com a Junta de Freguesia de Paranhos, promovem todas as sextas-feiras, aulas de dança, entre as 14h30 e as 15h30, para...
Aulas de português para imigrantes
Estas aulas, destinadas a pessoas oriundas de outros países, decorrem na Casa da Cultura, às terças-feiras, entre as 18h00 e as 19h30.
...
Aulas de Espanhol Básico e Inicial
As aulas de espanhol básico (I) decorrem na Casa da Cultura de Paranhos, às terças-feiras,das 15h00 às 16h20, e as aulas de espanhol inicial (II), decorrem das 16h30 às 17h50, de outubro a j...
Aulas de Inglês
As aulas de inglês básico (I) decorrem na Casa da Cultura de Paranhos, às segundas, das 15h00 às 16h20 e as de inglês inicial (II) decorrem das 16h30 e as 17h50, de outubro a junho.

As au...
Aulas de pintura
As aulas de pintura decorrem na Casa da Cultura de Paranhos, às segundas-feiras, entre as 18h00 e as 19h30....
Aulas de Alemão Inicial e Básico
As aulas de alemão básico(I), decorrem na Casa da Cultura, às segundas-feiras das 17h00 às 18h00 e alemão inicial (II), das 18h10 às 19h30, entre outubro e junho.
...
Hidroginástica
As aulas de hidroginástica são dirigidas à população reformada e pensionista da freguesia de Paranhos, podendo os interessados inscrever-se na Junta de Freguesia de Paranhos, optando por um ...
Aulas de Informática
As pessoas reformadas ou pensionistas, residentes em Paranhos, têm a excelente oportunidade de aprenderem ou melhorarem competências ao nível da informática.
As aulas decorrem na Junta de F...
Tardes de Baile na Gruta de Arca de Água
O Pelouro da Ação Social, com o apoio da AOSL - Associação de Ocupação Sadia do Lazer,promove às terças-feiras,das 14h30 às 17h00, tardes muito animadas, em que a música e a dança tomam cont...
Costura Criativa
Está interessad@ em aprender a costurar? A pensar em pessoas que querem aprender as técnicas da costura manual, para poderem dar um novo visual às suas peças de roupa, ou mesmo aprender a fa...
Aulas de Mandarim
A aulas de mandarim (I) decorrem na Casa da Cultura, às terças-feiras, entre as 18h00 e as 19h30. As aulas de Mandarim (II), decorrem às quartas-feiras, das 18h00 às 19h30, de outubro a junh...
Aulas de Italiano
As aulas de italiano decorrem às quartas-feiras na Casa da Cultura. Italiano inicial (I), das 15h00 às 16h20 e Italiano básico (II), das 16h30 às 17h50, de outubro a junho.
As aulas de ital...
Bordados
Aulas de bordados, na Casa da Cultura de Paranhos, às quartas-feiras, das 10h30 às 12h00....
Teatro
Quer aprender técnicas de teatro? Agora é possível, na Casa da Cultura de Paranhos! As aulas decorrem às sextas-feiras das 16h30 às 17h50....
Flauta Transversal
As aulas de flauta transversal decorrem na Casa da Cultura de Paranhos, às quintas-feiras às 16h30 e às 18h00. ...

Subscreva a Newsletter
Nome:
E-Mail:

Visite-nos no Facebook
 
Visite o Facebook do UP!
 
Casa da Cultura

© 2012 Copyright - Todos os direitos reservados.
Web-Design: www.viciodacor.pt