O Presidente
Bem vindo ao
site da Junta de
Freguesia de
Paranhos.
A mensagem
Agenda

Setembro 2017
D S T Q Q S S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
A FreguesiaA AutarquiaOs ServiçosContactos
Vida de Paranhos

Documentos
Notícias
Data: 2017-06-27

Secretaria da Junta de Freguesia em obras para receber um Espaço do Cidadão


Está previsto para o final do mês de julho a entrada em funcionamento de um Espaço do Cidadão no edifício sede da Junta de Freguesia de Paranhos.
As obras já se encontram em fase final e os equipamentos cedidos pela AMA – Agência de Modernização Administrativa, a serem instalados.
O Espaço do Cidadão de Paranhos nasce para ajudar os Paranhenses no relacionamento com a Administração
Pública. E é mais um serviço que a Junta de Freguesia passará a disponibilizar a todos os cidadãos de Paranhos.
No seguimento da política de modernização e simplificação administrativa, o Espaço do Cidadão vai permitir a obtenção de ajuda na relação digital
com os serviços públicos.
O Espaço do Cidadão não é uma Loja do Cidadão. O Espaço do Cidadão funciona como um balcão único de
atendimento onde pode resolver diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, através da
internet. É solução para todos, incluindo os chamados infoexcluídos, já que se trata de um atendimento digital assistido. No caso de Paranhos, o atendimento será realizado pelas Assistentes Técnicas da Freguesia que já fizeram formação para o efeito.
Continuamos a trabalhar para o servir cada vez melhor!
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-05-18

Junta de Freguesia está em processo de Certificação


A Junta de Freguesia preocupada com a satisfação das necessidades dos Paranhenses e com a superação das expetativas dos mesmos e das restantes partes interessadas tomou a decisão de avançar para a
Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001:2015.
Tal decisão levou a que o Executivo encetasse uma reflexão sobre as suas práticas do dia-a-dia alicerçadas numa abordagem baseada em risco e na melhoria contínua. Desta, resultou que os Sistemas de Informação, em geral, e a Segurança da Informação, em particular são, também na Freguesia de Paranhos, uma área crítica sendo que a aposta
na modernização dos seus Serviços, nomeadamente com a abertura de um Espaço do Cidadão, torna esta área ainda mais crítica pois o risco associado à cibersegurança é real e crescente.
Porque a Ousadia, Excelência e Inovação são valores indissociáveis à gestão deste Executivo, foi tomada a decisão de implementar um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Segurança da Informação (SGIQSI) baseado nos referenciais ISO 9001:2015 e ISO/IEC/27001:2013 respetivamente.
O “kick off ” do Projeto ocorreu no início deste ano sendo que o Presidente da Junta esteve presente nas duas sessões realizadas com todos os colaboradores. Num segundo momento houve formação com a Equipa de Projeto sobre os referenciais acima referidos seguido de duas sessões de emersão com todos os colaboradores da Freguesia. As reuniões com o
Executivo e com os respetivos Gestores de Processo têm ocorrido com regularidade e sempre imbuídas de um espírito de colaboração e de melhoria contínua.
Deste modo, o Presidente da Junta de Freguesia de Paranhos agradece a todos, sem exceção, a colaboração e empenhamento que cada um tem colocado neste Projeto, que tem como objetivo último continuar a progredir ruma à Excelência dos Serviços prestados pelos colaboradores desta Freguesia aos
Paranhenses.
Ao implementar o SGIQSI e posteriormente avançar para a sua Certificação, fará com que a Freguesia de Paranhos seja a primeira freguesia em Portugal a ser
certificada segundo a Norma ISO/IEC 27001:2013 relativa à Segurança da Informação.
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-05-11

Junta de Freguesia adquire viatura ligeira de mercadorias


No seguimento do aumento do volume de trabalho da Junta de Paranhos, do sucesso do projeto Zero Desperdício e da concretização do projeto de apoio às pequenas reparações nas habitações dos idosos mais carenciados da Freguesia tornou-se necessária a aquisição de mais uma viatura para os serviços da
Junta de Freguesia.
Esta viatura, que se encontra já ao serviço dos Paranhenses, encontra-se a transportar as refeições recolhidas nos vários locais de doação de refeições, ao abrigo do projeto Zero Desperdício, e vai contribuir para continuar a aumentar a quantidade de comida recolhida. Relembramos que, em menos de dois anos, já conseguimos recuperar mais de 20 toneladas de alimentos!
Refeições de excelente qualidade que sobravam nas cantinas das Instituições da Freguesia e que agora são entregues às famílias mais carenciadas de
Paranhos, através da Loja Social.
Esta carrinha foi também o passo necessário para a implementação do novo projeto de apoio aos idosos da
Freguesia, mais carenciados, no âmbito de pequenas reparações domiciliárias. O projeto conquista, com esta viatura, capacidade de implementação, tendo a
Junta de Freguesia previsto que os idosos que necessitem deste serviço possam entrar em contacto com os serviços sociais da Freguesia a fim de saberem os critérios estabelecidos para poderem beneficiar deste importante apoio.
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-05-04

Programa de apoio à esterilização de animais


O programa de apoio à esterilização de animais, promovido pela Junta de Freguesia de Paranhos, em parceria com a MIACIS - Proteção e Integração Animal, com o apoio da Associação dos Amigos dos Animais do Porto, já permitiu o acesso gratuito à esterilização de 32 gatos e 14 cães, de paranhenses com rendimentos mais baixos.
Para beneficiar deste programa, os residentes na freguesia de Paranhos deverão dirigir-se ao Gabinete de Serviço Social da Junta de Freguesia, para uma avaliação socioeconómica e posterior encaminhamento.
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-03-22

Reunião da Comissão Social de Freguesia


A Comissão Social de Freguesia (CSF) reuniu, uma vez mais, no passado mês de abril, para reforçar os laços de articulação entre as Instituições Sociais da Freguesia de Paranhos. Este órgão, coordenado
diretamente pelo presidente Alberto Machado, é uma plataforma de articulação de diferentes parceiros,
que tem por objetivo combater a pobreza e a exclusão e promover a inclusão e a coesão social.
A CSF pretende promover o desenvolvimento de Paranhos, através da formação de uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas sociais da Freguesia, com o recurso a formas
inovadoras de conjugação de esforços individuais e coletivos, no sentido da definição de prioridades,
de uma planificação integrada, da avaliação de políticas sociais e das estratégias de intervenção, para uma maior eficácia na erradicação da pobreza e exclusão social neste território.
Nesta sessão foi ainda eleito o núcleo executivo para o biénio, composto pela Junta de Freguesia de
Paranhos, pelo Centro Social da Paróquia da Areosa, pelo Centro Social e Paroquial do Amial, pela Associação Nacional de Ajuda aos Pobres e pela Obra Diocesana de Promoção Social.
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-03-15

Programa de apoio à esterilização de animais


O Presidente da Junta, Alberto Machado, assinou um Protocolo de Cooperação com a MIACIS – Proteção e Integração Animal, com o apoio da Associação dos Amigos dos Animais do Porto, que permite o acesso gratuito a esterilizações de animais de estimação dos Paranhenses com rendimentos mais baixos.
Este é um programa de apoio à esterilização de animais de estimação, cães e gatos, de residentes na freguesia de Paranhos. Para beneficiar deste apoio, os interessados deverão dirigir-se ao Gabinete de Serviço Social da Junta de Freguesia, para uma avaliação socioeconómica e posterior encaminhamento.
Desta forma, a Junta de Freguesia pretende colaborar para que Paranhos seja uma freguesia não só amiga dos seus fregueses, mas também amiga dos seus animais.
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-03-08

Auditório da Junta de Freguesia teve obras de conservação


O Auditório da Junta de Freguesia de Paranhos, tem uma agenda intensa de ocupação. Sejam as atividades da Junta de Freguesia, sejam as atividades de escolas
e associações, sejam outras atividades para as quais este espaço multifuncional da Freguesia é muito solicitado.
Naturalmente, com o uso e a utilidade que tem, existe necessidade de conservar este espaço que é de todos!
Foi então realizada uma intervenção ao nível do pavimento e da renovação dos reposteiros de palco permitindo oferecer mais qualidade aos cidadãos que frequentam o auditório da Freguesia.
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-03-01

Junta de Paranhos entrega equipamentos informáticos à Esquadra do Bom Pastor


Uma das maiores preocupações da autarquia de Paranhos, de todos e de cada um dos seus autarcas, é a preocupação com a segurança de pessoas e bens. E é assim porque estão, estamos todos, conscientes de que esta é também uma das prioridades das pessoas, seja qual for o seu estrato socioeconómico, a sua idade ou a sua situação profissional.
A segurança, designadamente aquela que é responsabilidade das forças policiais, não integra o leque de competências da Junta de Freguesia.
Não podemos, contudo, ficar indiferentes quando somos confrontados com as dificuldades com que se debatem as forças policiais, entenda-se a PSP, no desempenho das suas funções, nomeadamente perante a
escassez de meios colocados ao seu dispor para o exercício das suas funções.
É sabido que, numa situação em que os recursos do País são escassos, a dotação de meios para equipamentos essenciais ao desempenho das funções da PSP fica aquém do que seria desejável e necessário. E a Junta de Freguesia de Paranhos, como atrás se disse, não é, nem pode ser, indiferente a esta situação, recusando uma posição, porventura confortável, de aguardar de braços cruzados que o problema se resolva.
Se o fizéssemos estaríamos a voltar as costas a uma preocupação de todos nós e a uma preocupação de todos e cada um dos cidadãos desta Freguesia.
Assim, e porque o Executivo da Junta de Freguesia tomou conhecimento de que a esquadra da PSP do Bom Pastor, cuja área de intervenção compreende a área
de Paranhos, tinha absoluta necessidade de computadores, instrumento imprescindível para o cabal exercício das funções e competências da PSP,
propôs a aquisição e doação à esquadra do Bom Pastor da PSP desses equipamentos tão necessários ao seu
trabalho. Estão entregues!
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-02-23

Junta de Freguesia inicia projeto piloto de Terapia Assistida por Animais


A Junta de Freguesia vai iniciar um projeto piloto, em parceria com a Unidade de Multideficiência da Escola EB 2/3 Pêro Vaz de Caminha. Este projeto visa a Terapia Assistida por Animais que utiliza a relação Homem/Cão numa intervenção com objetivos definidos como parte integrante de um processo terapêutico. Com a presença do cão, as crianças mostram-se mais motivadas e disponíveis à realização de atividades, o que resulta num passo importante para atingir os objetivos estipulados.

Na Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência será desenvolvido um programa com critérios específicos que tem como objetivo promover uma melhoria no funcionamento físico, cognitivo, social, emocional e afetivo.

Vários estudos realizados confirmam os benefícios físicos do contacto com os animais que proporciona uma fonte diversificada de estimulação sensorial e promove o exercício e a atividade física. Também ao nível cognitivo, a presença do animal aumenta a atenção e a concentração e, consequentemente, a estimulação mental, promovendo, a comunicação e diminuindo os sintomas depressivos. Ao nível social, está comprovado que os cães são facilitadores da interação servindo de “ponte” entre o terapeuta e o utente e proporcionam oportunidades de melhoria de relação de pares.

Os benefícios emocionais e afetivos advêm da presença dos cães, uma vez que esta interação proporciona uma partilha de sentimentos, sendo que os animais manifestam uma aceitação incondicional sem juízos de valor, promovendo a empatia, companheirismo e sentimento de pertença.

O projecto será dinamizado pela equipa da “Ladra Comigo”, que é constituída por duas profissionais de saúde, uma Psicóloga, Catarina Cascais, que faz dupla com os cães terapeutas Miles e Safira e uma Gerontóloga, Clara Cardoso, que faz dupla com as cadelas terapeutas Milú, Laika e Gemma.

Para o Presidente da Junta, Alberto Machado, “a inovação contínua a que estamos habituados em Paranhos, leva-nos a querer chegar cada vez mais longe. Não podíamos dizer que não a esta oportunidade de podermos possibilitar que crianças com deficiência possam ter acesso a novas terapias, é certamente uma mais valia para toda a nossa comunidade”.

A equipa é certificada pela ÂNIMAS – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social.
(...)
Ver mais [+]


Data: 2017-01-10

Confraria dos Doces de Paranhos


Os Doces de Paranhos, especialidade da freguesia, têm desde setembro de 2015 uma Confraria, cuja cerimónia de entronização dos primeiros 21 confrades realizou-se no passado dia 8 de outubro.
A cerimónia de louvor pela Confraria dos Doces de Paranhos, realizou-se na Igreja Matriz da Freguesia, seguida da cerimónia de entronização dos primeiros confrades e apresentação solene do estandarte da confraria, na Quinta do Vieira.
A Confraria dos Doces de Paranhos tem como objetivo promover o estudo, a defesa, a valorização e a divulgação desta especialidade da doçaria tradicional da freguesia, bem como explorar a sua relação com diferentes atividades económicas, manifestações culturais e áreas do saber.
Estes doces têm como base farinha, ovos, açúcar, limão e algumas especiarias, entre outros ingredientes, têm um formato e tamanho muito semelhante a um scone, mas o seu saber é único e inconfundível.
Atualmente os Doces de Paranhos são produzidos e vendidos, aos fins de semana, pelo Rancho Folclórico
de Paranhos, na Quinta de São Romão (junto à Igreja da Areosa).
“Num artigo de 1909, publicado no Tripeiro, José Martins deixou-nos a referência aos doces das festas e romarias da cidade e arredores, destacando os de Paranhos – então das mais rústicas freguesias do Porto – que considerava os mais antigos do género. (…) Eram os doces mais populares da cidade e ofertavam-se como presente às pessoas que não iam à festa de Paranhos. Várias famílias da freguesia se dedicavam à sua confecção (...).” In PACHECO, Hélder – Tradições Populares do Porto, Ed. Presença, 1991 (3.ª ed.), p 136
(...)
Ver mais [+]


Pesquisar

Actividades Permanentes
Dança Social
A Dança Social, a cargo do Club de Dança de Salão do Porto, em parceria com a Junta de Freguesia de Paranhos, promovem todas as sextas-feiras, aulas de dança, entre as 15h00 e as 16h20, para...
Espanhol I
As aulas de Espanhol I decorrem na Casa da Cultura às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 15h50.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos.
...
Inglês I
As aulas de Inglês I decorrem na Casa da Cultura de Paranhos, às quintas-feiras, das 14h30 às 15h50.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Aulas de Pintura
As aulas de Pintura decorrem na Casa da Cultura de Paranhos, às segundas-feiras, entre as 18h00 e as 19h50.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Alemão I
As aulas de Alemão I, decorrem na Casa da Cultura, às segundas-feiras das 16h00 às 17h00.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos. ...
Hidroginástica
As aulas de hidroginástica são dirigidas à população reformada e pensionista da freguesia de Paranhos, podendo os interessados inscrever-se na Junta de Freguesia de Paranhos, optando por um ...
Aulas de Informática
As pessoas reformadas ou pensionistas, residentes em Paranhos, têm a excelente oportunidade de aprenderem ou melhorarem competências ao nível da informática.
As aulas decorrem na Junta de F...
Tardes de Baile
O Pelouro da Ação Social, com o apoio da AOSL - Associação de Ocupação Sadia do Lazer,promove às terças-feiras,das 14h30 às 17h00, tardes muito animadas, em que a música e a dança tomam cont...
Italiano I
As aulas de Italiano I decorrem às terças-feiras na Casa da Cultura, das 14h30 às 15h50.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Bordados/Costura
Aulas de Bordados/Costura, na Casa da Cultura de Paranhos, às quartas-feiras, das 10h30 às 12h00.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Espanhol II
As aulas de Espanhol II decorrem na Casa da Cultura às quartas-feiras, entre as 16h00 e as 17h20.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Inglês II
As aulas de Inglês II decorrem na Casa da Cultura de Paranhos, às quintas-feiras, das 16h00 às 17h20.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Inglês III
As aulas de Inglês III decorrem na Casa da Cultura de Paranhos, às quintas-feiras, das 17h30 às 18h50.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Alemão II
As aulas de Alemão II, decorrem na Casa da Cultura, às segunda-feiras das 17h10 às 18h30.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Mandarim II
A aulas de Mandarim II decorrem na Casa da Cultura, às terças-feiras, entre as 18h30 e as 19h50.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Mandarim I
A aulas de Mandarim I decorrem na Casa da Cultura, às quartas-feiras, entre as 17h30 e as 18h30.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Italiano II
As aulas de Italiano II decorrem às terças-feiras na Casa da Cultura, das 16h00 às 17h20.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Italiano Conversação
As aulas de Italiano Conversação decorrem às terças-feiras na Casa da Cultura, das 17h30 às 18h30.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Francês I
As aulas de Francês I decorrem na Casa da Cultura, às segundas-feiras, das 14h30 às 15h50.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Francês II
As aulas de Francês II decorrem na Casa da Cultura, às segundas-feiras, das 16h00 às 17h20.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Espanhol Conversação
As aulas de Espanhol Conversação decorrem na Casa da Cultura às quartas-feiras, entre as 17h30 e as 18h30.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos....
Português para Imigrantes
As aulas de Português para Imigrantes, decorrem na Casa da Cultura, às quintas-feiras das 17h10 às 18h30.
As inscrições deverão ser efectuadas na Casa da Cultura de Paranhos. ...

Subscreva a Newsletter
Nome:
E-Mail:

Visite-nos no Facebook
 
Casa da Cultura

© 2012 Copyright - Todos os direitos reservados.
Web-Design: www.viciodacor.pt